Estudo de Viabilidade e Projecto Executivo dos Sistemas de Drenagem de Emergência da Cidade de Maputo

Sobre

A CONSULTEC foi responsável pelo Projecto Preliminar, comparação de sistemas alternativos com valas feitas de betão e de gabiões, bacias de retenção, um corredor verde, como solução baseada na natureza. O projecto incluiu além das valas, passagens sob estradas, elaboração de listas de quantidades e estimativa de preços A Consultec participou ainda no projecto executivo de alguns deles, agrupados por lotes, seguindo os regulamentos do Banco Mundial. Simultaneamente foram feitos estudos de impacto ambiental e social e medidas de mitigação, para um projecto da Classe B.

Para prevenir inundações futuras e o progresso das erosões o Banco Mundial incluiu no Programa “Cidades e Mudanças Climáticas” o projecto de drenagem pluvial, que cobre a parte da encosta e planície costeira, com áreas já desenvolvidas bem como outras ainda com assentamentos informais que se prevê substituir num futuro breve por zonas urbanizadas, nos bairros de Hulene, Costa do Sol e Polana Caniço.

O projecto consistiu num estudo de viabilidade e projecto detalhado, com documentos de concurso e um estudo de impacto ambiental e social.

Galeria

INFORMAÇÃO

Actividade: Águas

Localização:

Maputo, Província de Maputo Cidade - Moçambique

Ano: 07/2010 - 01/2013

Cliente: AIAS - Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento

Empresas Associadas: TPF Planege

Estado: Concluído

FICHA DE PROJECTO

EQUIPA

Isabel Vaz

Hidrologista

Carlos Caupers

Chefe de Equipa

Emanuel Viçoso

Estudo Ambiental

Ver Projectos em Fase de Consulta Pública